Scrapbook Digital


Aprofundando o conhecimento
 
 
Bem, agora que nós já sabemos que a arte de se fazer Scrapbook se chama Scrapbooking, que tal nós nos aprofundarmos mais e conhecermos de verdade essa maravilha digital?
 
 
Já sabemos que com elementos digitais + foto, montamos nosso LO... LO??? E o que é isso? Muito simples: abreviação da palavra Layout, nome da área em que se trabalha; a imagem do Scrapbook.
Você já dever ter visto pela Internet essa palavrinha, não é? Pois agora já sabe: toda vez que vir um Scrapbook, seja ele Digital, Artesanal ou Híbrido, estará vendo o LO, ou seja, a página do scrap , a  organização visual de todos os elementos que  o compõe.
 
 
Também faz parte desse universo a Quickpage, página rápida, designação que se dá àquelas páginas com poucos ou quase nenhum elemento. Vamos imaginar que você foi à praia, tirou uma foto e quer colocá-la na Internet com alguns elementos.
Você então faz um Lo com o background, uma moldura, sua foto e, por exemplo, um lacinho. Rápido, não? Você então fez uma Quickpage; um Lo com pouquíssimos elementos, no seu caso, o background, a moldura e o lacinho.
 
 
    Quickpage

 
 
 
E, para completar, como já foi dito “nada se cria, tudo se copia”, você pode, sim, gostar de um Lo pronto e copiá-lo. Essa “técnica” existe e já tem nome: Scraplift - "cópia" ao seu estilo, de uma página de scrap pronta.  O Crédito deve dar dado à página scrapliftada, a quem a fez.
 
 
 
Aos textos sobre emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas, detalhes sobre a fotografia, cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias se dá o nome de Journal ou Journaling
 
 
Journaling

 
 
 
 
E quais são as medidas convencionais usadas no Scrapbook?
 
 
Quando você abre um kit de scrap percebe que os elementos são enormes, tudo é muito grande. Isso, porque quem fez aquele scrap o disponibilizou para impressão.
A resolução da imagem que vai ser impressa tem que ser maior senão , em vez de você ver aquela fitinha linda que fez, vai ver uma linha, um borrão sem definição.
Quando você abre uma nova imagem no Paint Shop, deve reparar que existe a palavra
Resolution.  Ali você escolhe qual resolução, qual porcentagem de pixels, vai ter sua imagem, sempre lembrando que uma imagem é, na verdade, um agrupamento de pixels. Resumindo: quanto maior a resolução, mais definida e mais pesada ficará a imagem, mas se sua intenção é imprimir o trabalho, aumente a resolução para poder ter um bom resultado final, o mais real possível.
 
 
No geral, os Scraps que vão para impressão medem 3600 x 3600 pxls (por volta de 30 x 30 centímetros), com 300, 000 de resolução.
Para Internet, para tutoriais, esse tamanho é muito grande e por isso, já se vê  muito  Scrapbook Digital com, no máximo,  700 x 700 pxls de área e essa será a medida adotada quando formos fazer um Lo.
Apenas um aviso: se quiser imprimir seu trabalho, não adianta fazê-lo no tamanho menor e depois copiá-lo e colá-lo numa área de 3600 x 3600 pxls. A perda de qualidade será enorme. Portanto, se for para impressão, trabalhe com área de tamanho padrão.
 
 
Objetivo :  Envie um e-mail com um breve resumo do que leu.
Em poucas palavras, defina Lo, Quickpage, Journaling e Scrapflit .
Entendeu a razão para tudo ser tão grande em Scrapbook?
 
 
Coloque no assunto do e-mail:
Seu nome + número da aula + nome da aula
Não se esqueça de acrescentar o link da aula
 
 
Texto criado por Rejane para o Grupo Magia em 26 de abril de 2010.
Créditos das fotos :  busca na internet
.